#4 - Home Lab
Home Lab
Em 2024 eu e minha noiva fizemos uma viagem para o Canadá e Estados Unidos. Como todo bom turista, aproveitei para fazer compras e comprei alguns computadores usados para montar meu Home Lab.
Viagem
Pegamos um pacote de 10 dias, e por ser a primeira viagem fora da América do Sul, optamos por passar em varias cidades. Nosso pacote começava em Montreal e terminava em Nova York. As cidade que passamos foram:
- Montreal, Canadá
- Quebec, Canadá
- Mont Tremblant, Canadá
- Ottawa, Canadá
- Toronto, Canadá
- Niagara Falls, Canadá
- Niagara Falls, EUA
- Corning, EUA
- Nova York, EUA
Dinheiro
Para essa viagem, nós levamos um pouco de dinheiro em espécie, algo em torno de 300 dólares americanos, o que é pouco, mas o suficiente para emergências. O restante do dinheiro foi em cartão de débito, que usamos para pagar a maioria das coisas.
Minha noiva levou o cartão da Nomad, que é um cartão de débito internacional, que estava cadastrado na carteira digital do celular dela. Eu levei o cartão da Wise, que é um cartão de débito internacional, que também estava cadastrado na minha carteira digital, mas eles mandaram um cartão físico, que eu levei junto. Ambos os cartões converteram a moeda local para dólar americano, e a conversão foi feita no momento da compra.
Um ponto importante é que o bom de ter o cartão físico é que deu para sacar dinheiro em caixas eletrônicos (ATMs), pois iria precisar para pagar os computadores que queria.
Ebay
Minha escolha para comprar os computadores foi o Ebay, pois lá tem muitos vendedores, então filtrei por vendedores na região de Nova York, pois era a última cidade que iria passar e entrei em contato com alguns vendedores.
Fiz o contato ainda no Brasil, falei que iria viajar, que ainda não tinha o nome do hotel, mas que tinha interesse, e começamos a negociar, ele fez $100.00 dólares cada, já que levaria 3. Ele pediu para eu chamar ele quando estivesse para chegar em Nova York, e assim fiz.
Anúncio no Ebay
Entrega
Eu tinha pego um chip no Canada, mas por ser o primeiro dia nos Estados Unidos, não tinha ainda pego um chip de celular, então só conseguia me comunicar pelo Wi-Fi dos lugares. Combinamos de realizar a entrega no hotel, eu passei o endereço e falei mais ou menos o horário que iria chegar, perto das 22:00. Porem o ônibus acabou atrasando, e quando chegamos, quando conectei no Wi-Fi, vi que o vendedor tinha mandado mensagem falando que estava já esperando e que se não chegasse em 30 minutos, iria embora, pois precisava trabalhar no dia seguinte e já estava tarde.
Corri então pra rua a procura da placa do carro dele, estava a alguns metros do hotel, e quando cheguei, me apresentei e falei que tinha atrasado por conta do ônibus, ele me mostrou os computadores e entreguei o dinheiro a ele, depois ele comentou que pensou que poderia ser um golpe, que ninguém iria aparecer, pois eu era um estranho de outro país, que poderia só estar pregando uma peça nele, mas ele ficou feliz e foi tranquilo a entrega.
Computadores
Comprei 3 Lenovo ThinkCentre M900 Tiny, que são computadores pequenos, que tem um processador Intel i5-6500T - 4 núcleos / 4 threads (2.5 GHz / 3.1 GHz), 16 GB de RAM (1x16 GB) 2133 mhz (Um deles é 2x8 GB) e 512 GB NVMe (TeamGroup).
Comparação deles com um relógio
Viagem de volta
Na volta, coloquei os computadores na mala, no meio das roupas, para que não batessem e não quebrassem. Eles chegaram bem, e agora estão na minha mesa, esperando para serem configurados.
Foi um sufoco guardar todas as coisas da viagem na mala
Chegando no Brasil, no aeroporto, fomos selecionados de forma "aleatória" (🤷) para passar por uma revista, pediram o que tinha na mala, falei que eram 3 computadores, e nem pediram para abrir a mala. Foi mais tranquilo do que eu esperava.
Você pode trazer 1000 dólares em produtos sem pagar imposto, e pode ter até 3 produtos iguai, então eu estava dentro da lei. Além disso eu tinha feito a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante (e-DBV), mas não era necessário, pois estava dentro do limite de valor e quantidade.
Conclusão
Várias vezes eu ficava pensando se iria dar certo ou não a compra, se iria ser enganado ou roubado, mas no final deu tudo certo, e isso não tirou o brilho da viagem que foi incrível. Deu para conhecer várias cidades, várias culturas e se divertir muito. Já estou ansioso para a próxima viagem.
Central Park, Nova York - 31/05/2024